30 de set de 2012

Portabilidade de Salário: Termo de Solicitação de Transferência de Salário e/ou Similares

Saiba como requerer a transferência de valores para outro Banco, assim como: Salários, Pensões, Soldos e etc...



O que é Salário Livre, Portabilidade ou Transferência Automática de Salário?

É o direito do funcionário do setor privado ou do servidor e empregado público de solicitar a transferência do crédito de salário ou similar, feito pelo empregador, para o banco de sua preferência. Desde 1º de janeiro de 2012, de acordo com as Resoluções 3402 e 3424 do Conselho Monetário Nacional, o servidor e empregado público tem o direito de escolher o banco para receber o seu salário. Isso é Salário Livre. Os funcionários do setor privado já possuem esse direito desde 2009.

Como faço para transferir o meu salário? 

Para você, funcionário do setor privado ou servidor e empregado público usufruir deste direito basta preencher, assinar e entregar o Termo de Transferência Automática de Salário uma única vez e diretamente ao banco pagador (banco onde atualmente você recebe seu salário), para que seja feita a transferência mensal e automática do seu salário para o Banco escolhido. Para que isso aconteça é importante que você siga os seguintes passos:

1º Abra uma conta corrente no Banco Escolhido;

2º Entregue uma via do Termo de Transferência de Salário na agência do banco em que você recebe seu salário atualmente, e para o seu controle guarde o protocolo desta. Pronto. A partir do próximo crédito do seu salário*, seus recursos serão transferidos automaticamente, todos os meses, para sua conta corrente no Banco escolhido.

* Importante: a realização da transferência automática do seu salário depende do processamento desta solicitação por parte do banco em que seu salário é creditado atualmente. Por isso, entregue esta solicitação com até 5 dias de antecedência do pagamento do seu salário e certifique-se de que o pedido foi atendido pelo outro banco.

A data de pagamento do meu salário será mantida com a Portabilidade?

Sim. O crédito do salário será transferido de forma automática para o Banco que você escolheu movimentar o seu salário na mesma data que você esta acostumado, respeitando os horários previstos pelas resoluções do Conselho Monetário Nacional.

Com a Portabilidade de Salário, é necessário solicitar a transferência de salário todo mês? 

Não. Você solicitará a Portabilidade de Salário uma única vez. Feito isso, o Banco Pagador é obrigado a realizar a transferência do salário para o Banco de sua escolha de forma automática e sem custo todos os meses.

A data do relacionamento (cliente desde...) do Banco Pagador, será mantida no banco em que eu escolher receber o meu salário? 

Sim. Você deverá solicitar ao Banco que possui a conta corrente ou poupança mais antiga, o envio da data de relacionamento ao banco que escolheu receber o seu salário. Este procedimento está regulamentado na Resolução 3279/05 do Conselho Monetário Nacional.



LINK DOWNLOAD: TERMO DE SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE SALÁRIO.pdf

6 comentários:

Anônimo disse...

as duas contas tem que ser corrente, ou pode ser a pagadora conta salário e a recebedora conta corrente.

Amanda Oliveira disse...

Tenho uma dúvida: fiz a potabilidade do Santander para o Bradesco... As duas contas são corrente... o Santander está me cobrando uma taxa!! Isso é correto?

Anônimo disse...

A conta de origem tem que ser conta salário ted, só para recebimento de salário sem cobrança de taxas.

a conta a receber a transferência essa sim tem que ser conta corrente

essa medida visa a seguinte situação :
ex. a empresa te paga no bradesco porém sua conta corrente de preferência é itaú, então a empresa não é obrigada a lhe pagar no itaú por motivos de contrato e centralização no bradesco, por esse motivo foi criada essa lei de transferencia automatica de salario do banco de origem para o de sua preferencia.

Unknown disse...

as duas contas tem que ser corrente, ou pode ser a pagadora conta salário e a recebedora conta corrente.

Luciano Brito disse...

as duas contas tem que ser corrente, ou pode ser a pagadora conta salário e a recebedora conta corrente.

Anônimo disse...

Na bosta do banco BRADESCO NÃO FUNCIONA FÁCIL ASSIM,voce vai ficar meses até conseguir fazer alguma coisa e quando conseguir vai ter problemas para receber o salário no banco desejado.

Postar um comentário